Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43472

Compartilhe esta página

Título: Plataformas de redes sociais como ferramentas de comunicação para o marketing: um estudo de caso em uma loja de acessórios femininos no Agreste Pernambucano.
Autor(es): SILVA, Janaina Ferreira da
Palavras-chave: Redes sociais online; Comunicação em marketing; Pequenas e médias empresas – Moda; Comunicação de massa – Influência; Consumidores – Preferência
Data do documento: 22-Dez-2021
Citação: SILVA, Janaina Ferreira da. Plataformas de redes sociais como ferramentas de comunicação para o marketing: um estudo de caso em uma loja de acessórios femininos no Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A comunicação é um dos fatores primordiais para compreender e estabelecer um atendimento assertivo diante das necessidades impostas pelos clientes. Assim, uma empresa que busca se manter ativa dentro do ambiente competitivo do mercado, deve estar ciente e adotar estratégias da comunicação assertivas. Isto se agrava, quando diante de um ambiente tão diversificado e dinâmico como as plataformas digitais, a forma de comunicação se torna mais necessária, já que a dinâmica da relação cliente-empresa passou a ser mais flexível e democrática, com a maior diversificação de produtos, advindos das pequenas empresas dentro desse ambiente. Assim, o presente trabalho visa analisar como uma pequena empresa de moda do Agreste pernambucano utiliza as plataformas de redes sociais para se comunicar com o público-alvo. Para isto, o trabalho realizou um estudo de caso de uma pequena empresa de acessórios femininos da cidade de Camocim de São Félix-PE, observando as estratégias de comunicação em seu perfil nas mídias sociais. Este estudo de caso se estruturou a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a proprietária da organização e dezoito de seus clientes. O resultado foi a identificação de três estratégias de comunicação direcionadas ao marketing digital da empresa: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e a Humanização da marca, que são utilizados de forma fluida entre os canais reais e digitais da empresa, visando o estabelecimento efetivo entre a comunicação da organização e seu público-alvo. Concluiu-se que o uso das estratégias de comunicação em meios digitais é importante, especialmente para empresas de pequeno porte, ao possibilitar o acesso ao consumidor ou organização (via dupla) de modo rápido, econômico e constante, estreitando o relacionamento, permitindo o desenvolvimento de outras estratégias do marketing a partir das mídias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43472
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Janaina Ferreira da.pdf627,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons